O Cartório do 2º Ofício de Campo Verde iniciou a Campanha “Fique atento ao golpe da falsa intermediação”, a qual consiste em orientações ao cliente sobre como se prevenir de estelionatários na internet.
Aderida pela Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso (Anoreg-MT), a campanha, segundo o cartório, é muito comum em casos de compra e venda de veículos. “O golpe do intermediário funciona com a prática de copiar anúncios de outras pessoas para negociar veículos usados e seminovos. Os golpistas utilizam a internet para clonar todas as informações inseridas no anúncio original com o objetivo de receber o pagamento do comprador interessado pelo veículo”, ressalta a tabeliã, Izilda Alves Fernandes.
Para ela, a maneira de se prevenir é evitar os falsos intermediários, ou seja, sempre negociar diretamente com o comprador/vendedor. “Desconfie de ofertas muito atrativas ou muito abaixo do valor de mercado do veículo; desconfie de quem diz estar negociando o veículo para um parente ou amigo”, destaca.
Por fim, a sugestão de Izilda Fernandes é para que o vendedor somente realize a transferência do veículo com a confirmação do recebimento do dinheiro.
Assessoria de Comunicação da Anoreg-MT