IMG-LOGO
Notícias

“A participação anual no PQTA é necessária para a manutenção do compromisso com a qualidade”, afirma presidente da Anoreg/MT

27 de setembro de 2017

 

Niuara Borges destaca a motivação dos cartórios de Mato Grosso ao longo das edições do Prêmio

O Estado de Mato Grosso iniciou, em 2013, um trabalho intensivo para levar conhecimento aos titulares dos cartórios da região sobre gestão de qualidade por meio de cursos, palestras e programa de incentivo ao Prêmio de Qualidade Total Anoreg (PQTA).

Em entrevista, Niuara Borges conta à Anoreg/BR sobre a evolução e o desempenho do estado, a importância do prêmio e o que espera das próximas edições. Confira.

 

Anoreg/BR - Qual a importância do PQTA para a atividade notarial e registral brasileira?
O PQTA incentiva a busca da atividade notarial e registral pela qualidade na prestação do serviço, motivando os cartórios a investirem para melhor atender a população. E nesse sentido, o relatório da auditoria realizada por empresa independente e imparcial é muito importante para que a serventia possa identificar os pontos fortes e pontos fracos da sua gestão. A premiação é a consequência de um trabalho realizado com dedicação, seriedade, compromisso e preocupado em aprimorar cada vez mais para atender a sociedade da melhor forma possível.

 

Anoreg/BR – Mato Grosso foi o estado com o maior número de inscritos na atual edição do PQTA. Nas edições anteriores se manteve em destaque entre o número de inscritos e ganhadores do Prêmio. Como você avalia essa participação tão significativa?

A Anoreg/MT desde 2013 iniciou um trabalho intensivo no sentido de levar ao conhecimento dos titulares de cartório a importância sobre gestão de qualidade nos cartórios e seus benefícios. Investimos em cursos, palestras e oficinas voltados à gestão da qualidade dentro da serventia com o lançamento do Programa Inspire Qualidade - PIQ/MT, que tinha como objetivo despertar nos colegas do estado a motivação pela implementação e manutenção de programas de qualidade, a partir de suas experiências positivas com o PIQ/MT.

 

Anoreg/BR – Quais são as formas que a Anoreg/MT usa para incentivar os cartórios da região a participarem do Prêmio?
O programa inspire qualidade PIQ/MT foi o ponto de partida para a caminhada em busca da qualidade pelas serventias de Mato Grosso. No ano seguinte, foi realizado o PEG/MT, que avançou na questão de certificação das normas da NBR 15906. Temos 23 cartórios certificados pela norma NBR 15906 e dois pela ISO 9000. Nesse período, sempre foi incentivada a participação no PQTA. O número de inscritos aconteceu naturalmente à medida que os colegas sentiram os benefícios trazidos pelos programas de qualidade e aumentaram a confiança e motivação em continuar a trilhar esse caminho. Este ano, a Anoreg/MT percebeu o amadurecimento e a conscientização dos colegas com relação à importância de aprimorar e qualificar cada vez mais os serviços extrajudiciais do estado, e o quanto nossa busca eleva a classe como um todo. Por isso, unimos forças para a participação em peso no PQTA. Como a participação, implementação de programa de qualidade e, principalmente, a manutenção dessa melhoria geram despesas, suspendemos o programa estadual para que todos pudessem participar efetivamente do PQTA.

 

Anoreg/BR - Como avalia o crescimento e a motivação dos cartórios que cada vez mais aderem a esta iniciativa?
Os resultados positivos que o titular consegue perceber na satisfação do cliente, na motivação da sua equipe e no aprimoramento dos processos internos motiva os que já implementaram e incentiva outros colegas a buscarem o mesmo caminho.

 

Anoreg/BR – Qual a importância de cartórios premiados continuarem participando desta premiação?
Vivenciar a qualidade dentro da serventia não é fácil, requer muito trabalho, dedicação e comprometimento de todos os envolvidos. A premiação é a coroação do esforço empreendido pela equipe ao longo do ano. Outro ponto que merece destaque é que, com a participação na premiação, recebemos o relatório da auditoria, ferramenta importante para avaliar se estamos no caminho certo e o que precisa ser aprimorado.  Por isso, a participação anual no PQTA é necessária para a manutenção do compromisso com a qualidade.

 

Anoreg/BR - Ao participar da premiação, quais são os ganhos que os cartórios participantes podem obter junto à sua comunidade e aos órgãos públicos com os quais se relacionam?
Credibilidade e confiança.


Gestão de qualidade só tem inicio, mas nunca terá fim. Quando começamos a colher e vivenciar no dia a dia os frutos com a satisfação do usuário, melhora da equipe, qualificação na prestação do serviço e reconhecimento do nosso trabalho, não conseguimos manter certas práticas de antes de implantar o programa. O anseio por melhoria passa a ser constante. Por isso, acredito que as inscrições e a participação dos colegas no Prêmio de Qualidade serão cada vez maior, o que impulsionará a classe como um todo no mesmo caminho pela excelência na prestação dos serviços notariais e registrais.