IMG-LOGO
Notícias

Cartório de Paranatinga registra primeira CPR Eletrônica

19 de novembro de 2019

     O Cartório do 1º Serviço de Registro de Imóveis de Paranatinga, que tem como oficial registradora Giselle Maria Costa Vasques, registrou, na última quinta-feira (14 de novembro), sua primeira Cédula de Produto Rural Eletrônica (e-CPR). Conforme o registrador substituto, Mauro George, o procedimento não teve impressão do instrumento de crédito, tampouco carimbos ou selos físicos de autenticidades, sendo totalmente eletrônico. Completando ainda, “como o ato é eletrônico, não teria sentido a impressão das certidões de registro e de penhor na forma física, de modo que também foram confeccionadas de maneira eletrônica”, resumiu.

 

     A cédula foi emitida em favor da empresa Syngenta visando garantir a entrega no dia 30/03/2020, de 123.325 sacas de soja pela produtora do grão. A empresa emitente (produtora da soja) dá em penhor rural de primeiro grau e sem concorrência de terceiros à credora (Syngenta) a quantidade de 7.399.500 kg de soja da safra 2019/2020, com colheita pendente, cuja área plantada é de 2.327,00 hectares.

 

     Todo o procedimento foi realizado por meio da Central Eletrônica de Integração e Informações (CEI-MT), plataforma desenvolvida e gerenciada pela Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso (Anoreg-MT).

 

     Um dos benefícios de efetivar o procedimento de forma eletrônica é a redução de tempo tanto para o credor quanto para o produtor. Enquanto o prazo é de 70 a 100 dias para finalizar o trâmite manualmente, esse tempo é reduzido para cerca de 10 dias quando concretizado online.

 

Assessoria de Imprensa Anoreg-MT [email protected] www.facebook.com/anoreg/mt (65) 3644-8373