Diante de um tema atrativo e de grande relevância aos profissionais cartorários, a tabeliã substituta, Rosana Auxiliadora F. G. Guimarães, e a escrevente Maria Auxiliadora de A. Fagundes, do departamento de Autenticação e Reconhecimento de Firma, do 1º Tabelionato e Registro de Imóveis de Rondonópolis, tiveram a iniciativa de transmitir aos colaboradores da serventia, na última quarta-feira (23 de outubro), o treinamento sobre Grafotecnia e Documentoscopia, ministrado pelo professor Luiz Gabriel Costa Passos.
O colaborador Edmundo Gomes de Oliveira apresentou uma síntese histórica de como eram expedidas as cédulas de identidades anteriormente a 1984, onde os Estados e o Distrito Federal tinham completa autonomia para expedição de identidades; e trouxe em pauta a Lei nº 7.116/83 e o Decreto nº 89.721/84, em 01/07/1984, a qual padronizou um modelo nacional de cédula de identidade para todo o território brasileiro.
Fizeram parte do conteúdo abordado as formas e tipos de falsificações de cédulas de identidades e as características do modelo original sem adulteração.
A colaboradora Lúcia Maria da Silva expôs assuntos relacionados às ações fraudulentas que ocorrem no país e apresentou ensinamentos de prevenção às fraudes através do exame dos documentos como: tipo de impressão, tipo do papel, coloração, alto-relevo, entre outras análises técnicas. Como disse Marcio Otniel: “Autenticidade é algo que incomoda quem não tem identidade”.
O treinamento foi realizado para 72 colaboradores e, ao final da apresentação, foram feitas análises práticas com vários documentos, dentre eles originais e alguns adulterados.
Fonte: 1º Ofício de Rondonópolis