IMG-LOGO
Notícias

Encontro entre Anoreg-MT e Judiciário é elogiado por magistrados

28 de junho de 2018

 

     A Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso (Anoreg-MT) está promovendo o “Encontro de Integração Administrativa entre os Serviços Extrajudiciais e o Poder Judiciário”, cujo objetivo é estreitar o relacionamento entre notários/registradores e juízes de direito. O evento teve início nesta quinta-feira (28 de junho) e terminará nesta sexta (29), com a presença de dezenas de profissionais de ambas as áreas.

 

    A juíza diretora do Foro da Comarca de Cuiabá, Edleuza Zorgetti Monteiro da Silva, elogiou a iniciativa. “Eu gosto muito desse tipo de evento, pois o fim comum é atender bem o jurisdicionado. Conhecer ambos os lados (judicial e extrajudicial) é fundamental para nosso trabalho. Essa integração é muito importante, uma vez que o juiz, conhecendo o funcionamento do extrajudicial, muitas vezes nem precisará solicitar determinadas informações, imprimindo mais celeridade nos trâmites processuais. Para se ter ideia, estamos realizando correições em todos os cartórios do Estado e Mato Grosso está bem avançado, pois todos os cartórios já trabalham eletronicamente, o que garante mais segurança jurídica à sociedade”, ressaltou.

 

    O juiz diretor do Foro da Comarca de Várzea Grande, Jones Gattass Dias, compartilha o mesmo entendimento. “Encontros como este são muito bem vindos e bastante úteis para garantir a integração entre todos, até mesmo na forma de condução dos trabalhos. A Corregedoria-Geral da Justiça está realizando correições nos cartórios e o Poder Judiciário só engrandece com eventos desse nível, pois passamos a conhecer as dificuldades de todo o Estado. Participar deste encontro está sendo importante porque estamos ouvindo e conhecendo situações que farão com que aprimoremos nossos trabalhos”.

 

    Já a juíza da Vara Especializada em Execução Fiscal, Adair Julieta da Silva, que acompanhou diversas correições nos cartórios, informou que a participação no “Encontro de Integração Administrativa entre os Serviços Extrajudiciais e o Poder Judiciário” é “uma oportunidade de aprendizado, uma vez que sempre surgem posicionamentos divergentes. Estamos aqui para melhor conhecer e esclarecer dúvidas sobre o funcionamento do extrajudicial”, resumiu.

 

     Nesta quinta-feira, sete temas foram abordados, sendo: “Aspectos Gerais na Atividade notarial nas especialidades: Tabelionato de Notas e Protesto de Títulos e outros documentos”, com os diretores de Nota e de Protesto da Anoreg-MT, Marcelo Farias Machado e Velenice Dias de Almeida e Lima, respectivamente; “Aspectos Gerais na atividade Registral nas especialidades: Registro Civil das Pessoas Naturais e de Interdição e tutelas e Registro Civil das Pessoa Jurídica”, com a presidente da Associação, Niuara Ribeiro Roberto Borges, e com a diretora de Notas, Glória Alice Ferreira Bertoli; “Panorama geral sobre a CEI,  interligações e GIF”, com a diretora de Tecnologia, Maria Aparecida Bianchin Pacheco; e “Aspectos Gerais na atividade Registral nas especialidades: Registro de Títulos e Documentos e Registro de Imóveis”, com os diretores de Título e Documentos e de Registro de Imóveis, Rosangela Poloni e Oldemir Schwiderke, respectivamente.

     Amanhã, o tema discutido será “O novo panorama da regularização fundiária urbana e rural”, com os 1º e 2º secretários da Anoreg-MT, Bruno Becker e José de Arimatéia Barbosa, respectivamente, e com a diretora de Tecnologia, Maria Aparecida Bianchin Pacheco.

 
Assessoria de Imprensa Anoreg-MT
[email protected]
www.facebook.com/anoregmt
(65) 3644-8373