IMG-LOGO
Notícias

Presidente da Arpen-MT acompanha abertura da 3ª Semana Nacional do Registro Civil

12 de maio de 2025

     Começou na manhã desta segunda-feira (12 de maio) a 3ª Edição da Semana Nacional do Registro Civil – Registre-se!, com abertura oficial realizada na Escola Municipal Indígena da Aldeia Bacaval, localizada no município de Campo Novo do Parecis. O evento também está sendo realizado em Cuiabá (Penitenciária Central do Estado e Secretaria de Cultura); Várzea Grande (Anexo II – Centro Educacional – Rua Tenente Horta Barbosa – Marajoara, nº 2000); e em Rondonópolis (Ganha Tempo).

 

 

 

     O presidente da Associação dos Registradores Civis das Pessoas Naturais – Seção Mato Grosso (Arpen-MT), Rodrigo Oliveira Castro, esteve presente em Cuiabá e em Várzea Grande, reforçando o compromisso da entidade com a garantia do direito à cidadania por meio do acesso à documentação básica. A presença dele nos locais simboliza o papel ativo dos registradores civis mato-grossenses no enfrentamento ao sub-registro e na promoção da dignidade cidadã, especialmente junto às populações indígenas, trans, migrantes, egressos do sistema prisional e pessoas em situação de rua.

 

 

 

 

 

 

 

 

     “O registro civil é a porta de entrada para todos os outros direitos. Estar em Cuiabá e Várzea Grande é mais do que uma participação simbólica – é um ato de reconhecimento da dignidade dos povos indígenas e de todos os cidadãos que, por diferentes razões, ainda não têm acesso à sua documentação básica. Os cartórios têm se mostrado instituições essenciais na construção da cidadania, pois estão presentes em todos os municípios, inclusive nas áreas mais remotas, sendo nosso dever garantir que nenhum brasileiro fique invisível aos olhos do Estado. Eventos como este são marcos civilizatórios. Eles reafirmam o papel do registro civil como um instrumento essencial de justiça social e dignidade humana”, declarou Rodrigo Castro.

 

 

 

 

 

     A ação acontece em todo o país até o dia 16 de maio, com foco em garantir o acesso gratuito a documentos essenciais para pessoas em situação de vulnerabilidade. Em Mato Grosso, a expectativa é de que mais de 1.700 atendimentos sejam realizados ao longo da semana.

     A Semana Nacional do Registro Civil é promovida pela Corregedoria Nacional de Justiça e coordenada em Mato Grosso pela Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ-MT), com apoio de diversas instituições, incluindo a Arpen-MT, representada ativamente por seu presidente, e pelos Cartórios de Registro Civil de Campo Novo do Parecis, Cuiabá, Rondonópolis e Várzea Grande.