IMG-LOGO
Notícias

Cartório do Coxipó do Ouro recebe prêmio por projeto de desjudicialização

1 de dezembro de 2023

 

     O Cartório Pereira (Distrito Judiciário de Coxipó do Ouro, em Cuiabá) recebeu na noite desta quinta-feira (30 de novembro), durante a cerimônia de abertura do XXIII Congresso Brasileiro de Direito Notarial e Registral e da VI Conferência Nacional dos Cartórios, em Brasília, prêmio da Rede Ambiental e de Responsabilidade Social (Rares-NR).

  O motivo foi o desenvolvimento do “Projeto Desjudicializando através das serventias extrajudiciais”. A escrevente autorizada, Luciana Vilela, recebeu o prêmio.

     O Prêmio Rares 2023 está na sua VII edição e destina-se a reconhecer e valorizar iniciativas que contribuam para o avanço da ODS, engajando organizações de diversos setores. O prêmio representa uma chance única para que as serventias e associações demonstrem o impacto positivo de suas atividades no âmbito da governança socioambiental, além de estimular outras organizações a seguirem o mesmo caminho, fortalecendo o movimento pela sustentabilidade em todo o território nacional.

     O projeto apresentado “Desjudicializando através das serventias extrajudiciais” busca alavancar a utilização dos cartórios como via de acesso à justiça, diminuindo a sobrecarga do sistema judicial, e contempla ações educacionais sobre as capacidades e possibilidades dos serviços extrajudiciais, destacando a importância dos cartórios na desjudicialização de processos e na promoção de uma cultura de paz e justiça eficaz.

     O projeto almeja promover o entendimento e uso dos serviços extrajudiciais, visando reduzir a litigiosidade e fomentar a resolução consensual de conflitos.