IMG-LOGO
Notícias

Cartórios de Mato Grosso recebem prêmio nacional de qualidade

7 de dezembro de 2022

 

   Na noite desta terça-feira (6 de dezembro), 21 cartórios de Mato Grosso se consagraram vencedores na premiação nacional do Prêmio de Qualidade Total Anoreg/BR (PQTA) 2022, promovido pela Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg-BR). A solenidade ocorreu no auditório do Hotel Brasília Palace, na Capital Federal e também foi transmitida no canal da instituição, no YouTube.

     A presidente da Anoreg-MT, Velenice Dias, parabenizou os cartórios premiados. “Parabéns a todas as serventias pelo prêmio, resultado de todo o esforço empreendido para se alcançar a excelência nos serviços prestados. Sei do comprometimento que cada cartório mato-grossense tem com seus usuários, a preocupação constante com suas respectivas gestões, a busca incessante pela modernização, o que culminou com essa premiação maravilhosa. Estou muito orgulhosa dos nossos colegas notários e registradores”.

     O presidente da Anoreg-BR, Rogério Portugal Bacellar, também parabenizou todos os participantes e premiados e informou que algumas modificações serão feitas no PQTA do próximo ano. “Uma delas será a existência de uma diretora-adjunta em cada Estado da Federação para que seja disseminada a importância do Prêmio. Com isso, iremos dobrar o número de participantes. Espero que vocês, cada vez mais, continuem concorrendo e façam com que os colegas, notários e registradores do seu município, da sua comarca, do seu distrito, também participem”.

     Por sua vez, a diretora da Qualidade da Anoreg-BR, Maria Aparecida Bianchin, salientou que o PQTA chega a sua 18ª edição com muito a comemorar. “Atingimos o número recorde de cartórios inscritos e premiados. Foram mais de 200 inscritos e 191 premiados em todo o Brasil. Contamos com a participação de 24 Estados, com engajamento de muitos colegas, presidentes e diretores. O PQTA é um organismo vivo, que se molda à realidade da sociedade e à constante evolução do segmento extrajudicial brasileiro. Introduzimos, via PQTA, temas que ganhariam relevo no cotidiano de notários e registradores. Falamos de gestão ambiental; de segurança da informação; de Lei Geral de Proteção de Dados; e agora, mais do que nunca, de serviços digitais, vitais para a manutenção de nossa atividade durante a pandemia. É chegada a hora de todos abraçarem, ainda mais, o PQTA. A qualidade total é um patrimônio de vocês, nosso, e de todos os cartórios brasileiros. Encerro minha fala com uma felicitação especial aos premiados dessa noite. Vocês são orgulhos para a atividade extrajudicial brasileira e o norte que deve guiar os mais altos padrões na prestação de serviços à população. Que a qualidade e a rentabilidade que esta premiação propicia a cada um de vocês se torne um farol para todos os colegas da nossa atividade”.

     Já a diretora da Apcer Brasil (responsável pelas auditorias), Alessandra Gaspar Costa, agradeceu a parceria. “É uma honra estar em mais uma edição do PQTA. Este ano a Apcer Brasil completa 10 anos de PQTA, um trabalho de uma parceria em constante evolução. Durante este período, identificamos com a Anoreg temas e requisitos atuais e necessários, numa perspectiva de desenvolvimento e apoio das atividades dos cartórios. Ampliamos requisitos de gestão socioambiental enquanto o mundo discutia meio ambiente. Trouxemos informatização e controle de dados quando discutimos segurança de informação e LGPD. Incorporamos inovação quando identificamos que era necessário promover avanços e novidades na prestação de serviços. Incorporamos compliance quando falamos nas conformidades com normas internas e regulatórias. Por fim, desenvolvemos um grupo de requisitos que avalia risco e continuidade do negócio quando nos deparamos com a pandemia. Os cartórios seguiram firmes e o PQTA foi realizado de forma remota durante os dois últimos anos. Participar do PQTA, hoje, é uma decisão estratégica para servir o propósito de aumentar a satisfação do usuário, melhorar o desempenho e a rentabilidade do cartório e se tornar sustentável. O Prêmio não se resume a cumprir requisitos ou atingir uma marca, mas reconhecer o valor de todo trabalho de equipes que estão constantemente envolvidas na melhoria da prestação de serviços aos usuários. Parabenizo todos os premiados”.

     O ministro Luis Felipe Salomão, corregedor Nacional de Justiça, foi representado pela juíza auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça, Daniela Madeira, mas enviou uma mensagem por vídeo. “É uma grande satisfação que participo, ainda que de forma telepresencial, desta cerimônia de premiação do PQTA. A Corregedoria Nacional de Justiça entende que este prêmio cumpre um papel muito importante ao selecionar os serviços notariais e de registro brasileiros que se destacam pela qualidade na gestão organizacional e na gestão de relacionamento com os usuários. A excelência da prestação de serviços passa, entre outros aspectos, por ações de certificação; educação corporativa; difusão de inovações ligadas à qualidade do atendimento e à satisfação do usuário. As boas práticas identificadas em cada um dos quesitos avaliados evidenciam o esforço promovido pelos cartórios para melhor atender a sociedade por meio da eficiência dos serviços prestados, bem como pela qualidade e melhoria dos processos. A Corregedoria Nacional de Justiça, nesta gestão, apoiará toda e qualquer iniciativa que venha a contribuir para o aperfeiçoamento da atividade extrajudicial e que redunde na melhoria e na qualidade do serviço em benefício do cidadão”.

     Confira abaixo os cartórios premiados:

Categoria Bronze

1º Ofício de Campinápolis

 

Categoria Prata

3º Ofício de Cuiabá

1º Ofício de Guarantã do Norte

2º Ofício de Matupá

1º Ofício de Chapada dos Guimarães

 

Categoria Ouro

1º Ofício de Alto Araguaia

2º Ofício de Brasnorte

Cartório do Distrito Judiciário de Coxipó do Ouro - Cuiabá

1º Ofício de Campo Verde

1º Ofício de Matupá

2º Ofício de Pontes e Lacerda

1º Ofício de Poxoréu

2º Ofício de Vila Bela da Santíssima Trindade

 

Categoria Diamante

4º Ofício de Cuiabá

1º Ofício de Poconé

2º Ofício de Primavera do Leste

Cartório do Distrito Engenho Velho – Santo Antonio de Leverger

Cartório do Distrito de Caravágio - Sorriso

1º Ofício de Barra do Garças

2º Ofício de Canarana

Cartório do Distrito de Primavera – Sorriso

 

PQTA Especialidades

Cartório Digital (reconhecimento de inovações no setor)

1º Ofício de Alto Araguaia

2º Ofício de Pontes e Lacerda

1º Ofício de Poxoréu

2º Ofício de Primavera do Leste

  Confira aqui as fotos do evento.