IMG-LOGO
Notícias

Cartório do 2º Ofício de Canarana completa 43 anos

6 de junho de 2022

     O Cartório do 2º Ofício de Canarana completou, no final do mês de abril, 43 anos de existência e, como forma de celebrar a data, a imprensa local fez uma matéria exclusiva com a tabeliã, Cristina Cruz Bergamaschi, que há 18 anos administra a serventia.

 

     “É um prazer lembrarmos dessa data comemorativa e essencial que as pessoas saibam de onde vem a atividade. O cartório é uma atividade do Estado, não exercida por ele, ou seja, delegada para uma pessoa física, por meio de concurso público. O cartório é da cidade, da comunidade. Todos os livros, todos os dados, todas as escrituras que fazemos não são minhas, mas, sim, do Estado”, informou.

 

     A tabeliã acrescentou que, em Mato Grosso, há dois cartórios em praticamente todas as comarcas, à exceção das maiores como, por exemplo, Cuiabá e Rondonópolis, que possuem mais. “A divisão é feita em 1º Ofício, que é de registro de imóveis e de documentos, e o 2º Ofício, que responde por tabelionato de notas (escrituras, procurações, reconhecimento de firma, autenticações), protesto de títulos, registro civil das pessoas naturais (nascimento, casamento e óbito, inclusive o registro de associações e igrejas”.

 

 

     Ela contou que, nesses 43 anos de funcionamento, muitos avanços ocorreram, principalmente com o advento da pandemia da Covid-19. “Os cartórios estão passando por grandes transformações, principalmente na era digital. Já estávamos desenvolvendo ferramentas nesse sentido e, com a pandemia, tivemos que mergulhar nisso. Intensificamos, de pronto, serviços à distância como as escrituras digitais, onde as pessoas não precisam mais comparecer ao cartório”.

   

     Por fim, Cristina Bergamaschi também falou sobre a Central Eletrônica de Integração e Informações (CEI-MT), plataforma que reúne num único local informações e dados de todas as serventias do Estado, bem como contou sobre as participações e prêmios obtidos em programas voltados à qualidade nos cartórios.

     Confira a íntegra da entrevista no vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=3duR2WhE3m4

Assessoria de Comunicação da Anoreg-MT