O Programa Corregedoria em Ação conversou com operadores do Direto do Polo de Primavera do Leste. A reunião na OAB teve a participação de vários advogados. Representantes do Sindicato dos Oficiais de Justiça (Sindojus), Ministério Público (MP) e Defensoria Pública foram atendidos diretamente no fórum da comarca. O corregedor ainda visitou um cartório do foro extrajudicial. As ações consistem também em coleta de informações para a melhoria da prestação de serviços à população. "Estamos aqui para ouvi-los e acharmos soluções naquilo que seja necessário para atender-lhes melhor. Queremos e podemos avançar em nossos serviços com qualidade. Ontem estivemos com os magistrados, hoje cedo com os servidores e assim como disse a eles, digo aqui, pelo respeito que tenho pela OAB, o MP e a Defensoria e todos os demais”, pontuou o corregedor-geral, desembargador José Zuquim Nogueira, que anunciou o lançamento de ferramentas que atuam de forma direta com os magistrados e servidores das secretarias e assessorias do Primeiro Grau.
Reunião na OAB: "Somos em torno de 600 advogados em nossa subseção, representamos este número de operadores do Direito em nossa região. Estamos acompanhando o Programa Corregedoria em Ação e estamos honrados em recebê-los aqui em nossa comarca. Agradecemos esta oportunidade e o carinho e respeito com que nos tratam. Colegas advogados, não devemos ter vergonha, nem medo por indicar nossas necessidades em busca de uma melhor prestação jurisdicional. Aproveitemos esta oportunidade", ressaltou a presidente da 22a Subseção da OAB, Ethiene Brandão e Silva Mendonça de Lima. Ela estava acompanhada de toda a Diretoria.
"Tenho um carinho especial por esta comarca, jurisdicionei aqui cinco anos, meu filho nasceu aqui em Primavera do Leste e sou cidadão de Primavera. Estamos aqui para crescermos juntos e queremos ouvi-los", disse o juiz auxiliar da Vice-Presidência do TJMT, Aristeu Dias Batista Vilella. Na sequência a palavra foi aberta para os advogados. "Algumas das questões mais importantes da advocacia envolvem sentença favorável e expedição de alvarás. Mas notamos a necessidade de alguns ajustes em sistemas. Podemos melhorar isso?”, perguntou o advogado Ronaldo Queiroz. Muitas respostas foram dadas na mesma oportunidade. "Podemos e vamos melhorar todos os procedimentos, para isso estamos aqui. Assim que tivermos conhecimento de todas as necessidades vamos atuar junto aos departamentos responsáveis", explicou o juiz auxiliar da CGJ, Emerson Luis Pereira Cajango.
"Esses encontros são muito importantes para a advocacia, para todos que dependem da Justiça, pois é um momento que podemos apresentar sugestões, reclamações ou tirar dúvidas. Esperamos que o atendimento virtual melhore isto. Faz parte de uma evolução, será muito importante para aproximar o advogado do magistrado e servidores, facilitando a comunicação", pontuou o advogado Willian Ruiz da Silva. O primeiro advogado de Primavera do Leste, Mário Crema, com 85 anos de idade e 40 anos de advocacia fez questão de participar do encontro com o corregedor. "É algo muito importante para o advogado. Ser ouvido. Muitas vezes o advogado não tem oportunidade de manifestar seus sentimentos por algo que ele ache que não esteja juridicamente adequado. Importante podermos contribuir com reclamações, sugestões e também elogios para o crescimento do nosso Poder Judiciário", disse o advogado que ainda atua.
“Uma grande honra vir até a comarca e reencontrar amigos como o advogado Mário Crema. Os serviços digitais vieram para ficar. Há um grande consenso por sua validade e potencial transformador. Estamos na construção de um Judiciário mais célere e inclusivo e precisamos de todos para atingirmos este objetivo”, disse o corregedor. O presidente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), desembargador Mário Roberto Kono, permaneceu na Subseção para continuar os avanços sobre os métodos que primam pela pacificação social antes do surgimento processual.
Cartório: Fico contente e honrada, pois o corregedor não fala, ele faz. Neste primeiro momento em que a Anoreg conversou com o desembargador, ele deixou bem claro que atua preventivamente. Fico emocionada pois temos uma autoridade que pensa em não punir e sim esclarecer e evitar os problemas" disse a presidente da Associação de Notários e Registradores de Mato Grosso (Anoreg) Velenice Dias, que é cartorária do 2º Ofício da comarca. O magistrado conheceu a estrutura e quadro funcional, além das condições de trabalho e atendimento.
Sindojus: no retorno ao Fórum de Primavera o corregedor conversou com representantes do Sindicato dos Oficiais de Justiça (Sindojus). Eles fizeram pedidos e indicações. O corregedor deu resposta a algumas e ficou de conversar mais com a categoria.
MP: "É a primeira vez que vejo essa iniciativa. É bem válida a reunião com todos servidores e o contato com outros órgãos. Já tivemos uma grande conquista com a instalação da Segunda Vara aqui, há pouco mais de um ano. Não temos problemas de relacionamento com magistrados e servidores. Vi muitas vantagens nas vídeos conferências” disse a promotora Fabíola Fuzinatto Valandro, que atua em diversas áreas, como trânsito e execução penal.
O corregedor Zuquim e o juiz auxiliar Cajando conversaram sobre a digitalização de processos , informando que faltam apenas 17 mil. "O Poder Judiciário sempre estará de portas abertas para todos na busca de melhorarmos nosso relacionamento” concluiu o corregedor.
Defensoria: o corregedor abriu a reunião falando de projetos. "Estamos voltados a atender os excluídos digitais. Temos alguns projetos para ensinar a todos os públicos a acessarem a plataforma digital do Judiciário. Nos preocupamos com os custos de internet, mas principalmente com a utilização das ferramentas que existem exatamente para todos, facilitando assim o acesso à Justiça.
"Fico muito contente com seu posicionamento e atitude corregedor. Os menos favorecidos precisam ser lembrados e o apoio do Judiciário é essencial. Temos algumas questões bastante pontuais, mas podem contar conosco nesta luta pela melhoria dos serviços", indicou o defensor-coordenador Rafael Rodrigues Pereira Cardoso.
Programação: nesta quarta-feira (6/4) às 9h haverá reunião com a Equipe Técnica e gestores judiciários e logo em seguida, entre 9h30 e 11h30, reunião com o prefeito de Primavera do Leste, Leonardo Bortolin e o presidente da Câmara Municipal, Manuel Mazzutti Neto. O termo de compromisso público será assinado pela implantação do Programa Família Acolhedora. Ambos os eventos serão realizados no Fórum da Comarca.
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual.
Descrição da imagem:
Imagem1 : fotografia colorida retratando o Corregedor, que está sentado e falando ao microfone.
Imagem 2: fotografia colorida retratando o corregedor, juizes auxiliares, desembargador presidente do Nupemec, e magistrados.
Imagem 3: fotografia retratando o primeiro advogado de Primavera do Leste.
Imagem 4: fotografia colorida retratando a visita do Corregedor a um cartório em Primavera do Leste. Ele está acompanhando da presidente da Anoreg.
Imagem 5: fotografia colorida registrando a reunião do Corregedor com os oficiais de justiça de Primavera.
Ranniery Queiroz/ Fotos Adilson Cunha
Assessor de Imprensa da CGJ/MT