IMG-LOGO
Notícias

Notária e registradora conta sua história em live da Anoreg-MT

28 de setembro de 2021

 

     A Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso (Anoreg-MT) realizou na noite desta terça-feira (28 de setembro) uma nova live do “Projeto Memórias”, desta vez com a notária e registradora no 2º Ofício de Canarana, Cristina Cruz Bergamaschi. O entrevistador foi o tabelião substituto do 2º Ofício de Pedra Preta, Wagner Melo, idealizador do projeto.

     Ela contou que nasceu em Caxias do Sul e, com poucos meses, foi para Porto Alegre, onde viveu até os 28 anos de idade. Se formou em Direito em 1998 pela PUC e iniciou a Escola Superior do Ministério Público, onde tinha uma cadeira que era registros públicos.

     “Mas, eu já tinha trabalhado num cartório como estagiária de um grande amigo do meu pai que era tabelião em Canoas. Foi na Escola Superior do Ministério Público que tive mais contato com a matéria e que conheci o doutor Lamana Paiva, que me avisou que sairia concurso para cartório e então me ofereceu uma vaga de estágio no seu cartório. Foi ali que me deu um clique, que optei pelo concurso, pois não sabia muito bem o que faria”, contou Cristina Bergamaschi.

     Acrescentou que iniciou os estudos em 1999, quando comprou um livro de registros públicos do autor Walter Ceneviva. “Naquela época eu trabalhava de graça num escritório de advocacia, quando decidi estudar de manhã e trabalhar de tarde. Após um mês, já que não tinha nenhuma receita, deixei de trabalhar para estudar. Pensei que estudaria apenas um ano para passar, mas, na verdade, foi só quando completei cinco anos de estudo é que passei no concurso aqui para Mato Grosso”.

     Ao assumir o 2º Ofício de Canarana, Cristina Bergamaschi relatou uma dificuldade pontual, que foi o falecimento do seu antecessor, muito bem quisto pela sociedade. “A morte dele foi bem chocante, sofreu um ataque do coração. Mas, como Canarana é uma cidade colonizada por sulistas, houve um acolhimento, uma simpatia por todos”.

   

     A notária e registradora comentou que sempre participa das premiações voltadas à qualidade na prestação dos serviços do cartório como o Prêmio Qualidade Total Anoreg e Programa Inspire Qualidade, bem como desenvolve diversas ações socioambientais, a exemplo do “Maio Amarelo”; “Cartório Amigo”; plantação de mudas de árvores nativas e doação de roupas.

     Em relação à equipe, contou que a serventia deve sempre incentivar os colaboradores. “Temos que ter uma vida boa sempre, pois trabalhamos muito. Aqui no cartório fazemos ginástica laboral há quase 10 anos, sem contar que fui desenvolvendo plano de cargos e salários em que hoje é possível premiar colaborador com até 14º salário e custear cursos de graduação e pós-graduação”.

     Em relação à sua vida pessoal, Cristina Bergamaschi disse que praticava natação e balé, atingindo o ápice quando dançou na peça “A Bela Adormecida”, de Ana Maria Botafogo, em Porto Alegre. Também fez intercâmbio cultural nos Estados Unidos quando tinha 15 anos de idade, ficando naquele país por um ano.

     Por fim, participou de um bate bola com o entrevistador Wagner Melo. Confira abaixo as perguntas e respostas:

Time de futebol – “Não tenho”

Hobby – “Gosto de fazer arranjos de flores e estudar finanças pessoais”.

Música – “Gosto da cantora Vanessa da Mata”.

Comida – “Massa”.

Ídolo – “Gustavo Cerbasi”.

Livro – “Mindset”.

Frase – “Amigos não se fazem. Amigos se reconhecem”, de Vinícius de Moraes”.

Sonho – “Independência financeira”.

Um lugar para viajar – “São tantos. Nova Iorque”.

Mensagem aos notários e registradores – “Sigamos nosso caminho na nossa profissão, nossa atividade, que nem sempre é fácil. Nosso dia a dia tem que ser sempre bom, temos que buscar viver bem não apenas o futuro, mas também o presente. Acho que com algumas ideias novas como essa live, por exemplo, nos dá um certo gás e uma pausa no nosso dia a dia que é tão corrido e puxado”.

Confira a íntegra da entrevista clicando aqui.

Assessoria de Comunicação da Anoreg-MT