IMG-LOGO
Notícias

Cartórios debatem logística para Casamento Abençoado

27 de setembro de 2021

 

 

     Graças à atuação dos Cartórios do 3º Ofício e do Coxipó da Ponte, de Cuiabá, e do 2º Ofício de Várzea Grande, o governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setacs), conseguirá realizar o Casamento Abençoado. A ação, programada para ocorrer no dia 10 de outubro, às 16h, no Ginásio Aecim Tocantins, conta com o apoio da Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso (Anoreg-MT) e tem como objetivo oportunizar o casamento de forma gratuita aos casais cadastrados no CADÚnico com renda total de até três salários mínimos.

     

 

     Segundo Elaine Apolinario de Amorim Silva, do 3º Ofício, e Juliana Albuquerque, do 2º Ofício de Várzea Grande, uma reunião foi realizada na última sexta-feira (24 de setembro) para debater a logística do evento. “Alinhamos detalhes do dia do evento como a chegada dos noivos, assinaturas dos documentos registrais, como se dará a cerimônia, dentre outros pontos. Na ocasião foi apresentada a quantidade de habilitações, que gira em torno de 1.200, ou seja, 1.200 casais oficializarão o matrimônio”, informaram.

     

      A participação dos cartórios não se resume apenas na celebração dos casamentos, ato realizado por um juiz de paz. Os cartórios envolvidos também atuaram no sentido de buscar, solicitar e emitir, gratuitamente, segundas vias de certidões de nascimento aos noivos, documento indispensável para a habilitação no casamento.

     Todos os processos de habilitação foram possíveis em virtude de os cartórios utilizarem a Central Eletrônica de Integração e Informações (CEI-MT), plataforma gerenciada pela Anoreg-MT e que reúne dados e documentos de todos os cartórios do Estado num único local. Os pedidos de certidões foram feitos e recebidos por meio dela, possibilitando agilidade e atendendo a Setacs de forma célere e eficiente.

Assessoria de Comunicação da Anoreg-MT