IMG-LOGO
Notícias

Palestra sobre importância de se cuidar é realizada pela Anoreg-MT e Emnor

25 de setembro de 2021

 

     A Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso (Anoreg-MT) e a Escola Mato-grossense de Notários e Registradores (Emnor) realizaram na manhã deste sábado (25 de setembro) o Webinário “Cuidando de mim” com o registrador de imóveis em Cotriguaçu, Maurício César Bento, que também é terapeuta de hipnose.

     Ele iniciou a apresentação ressaltando a importância da Campanha “Setembro Amarelo”, que tem como objetivo a prevenção ao suicídio. “É preciso pedir ajuda e isso não é sinal de fraqueza. Também é preciso ajudar. Quando estou tratando a dor do outro, me torno uma pessoa melhor. Quando ouço os problemas das pessoas, muitas vezes estou me enxergando. Qualquer um de nós precisa se sentir ser humano, única criatura capaz de ajudar outro ser humano”, destacou.

 

     Maurício Bento enalteceu que “somos a pessoa mais importante da nossa vida. Precisamos, primeiro, cuidar de nós para depois cuidar do outro. Isso não é egoísmo. Gostar de si não é egoísmo, é se perceber. Quando algo sai errado, não é intencional, mas acontece. Precisamos nos martirizar com isso? Claro que não, pois nossa intenção não é errar”.

   

     Segundo o profissional, apenas 5% das informações recebidas ficam no consciente, sendo que o restante passa pelo inconsciente. “Qual delas nos domina? A inconsciente. Recebemos milhões de informações por segundo e muitas não são processadas imediatamente, mas todas ficam no inconsciente. Exemplo são os traumas por nós vividos, os quais se dividem em quatro atitudes: luta, fuga, congelamento, bajulação. Mas, para tudo isso, existe tratamento, formas de acolhimento da pessoa”.

     Para Maurício Bento, caminhar faz milagre, pois obriga os dois hemisférios do cérebro a funcionarem juntos. “Quando chegamos nesse estado de pandemia, por exemplo, ao juntar os traumas, vamos perdendo o gosto pela vida. Isso, inconscientemente, vai trazendo uma mensagem que você não quer mais viver. No entanto, nunca pensei em suicídio. Talvez não conscientemente, mas no inconsciente. Assim, seu cérebro começa a atender sua vontade e começa a desligar partes do seu corpo. Quando você resolve caminhar, a mensagem que chega ao cérebro é que você não quer morrer e começa a ligar todos os disjuntores de novo, a sentir a alegria de viver. O pensamento flui. Sua vida é repleta de conquista. Basta parar e pensar um pouco. Prova disso é a vitória contra milhões de espermatozoides para fecundar. Paz não é não ter o que fazer. Paz é, apesar de tudo o que tem que fazer, como vai se sentir interiormente. Isso é ter tranquilidade. É deixar de ter expectativas com as pessoas e nos cuidarmos mais”.

     Ao final, Maurício Bento realizou uma terapia prática com os mais de 100 participantes do webinário.

Assessoria de Comunicação da Anoreg-MT