A Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso (Anoreg-MT) convida todos os profissionais para o lançamento do aplicativo “Start”, que ocorrerá de forma online na próxima sexta-feira (27 de agosto), a partir das 17h. A iniciativa de construção dessa ferramenta surgiu da necessidade de os cartórios se adequarem, com urgência, ao Provimento nº 15/2021, da Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso, relacionado à adequação e monitoramento dos processos à Lei Geral de Proteção de Dados, e com vistas ao Provimento nº 74/2018, da Corregedoria Nacional de Justiça.
De acordo com a diretora de Tecnologia da entidade, Maria Aparecida Bianchin, “o aplicativo possibilita, a qualquer momento, o início na construção dessa adequação ou na própria adequação, para quem já iniciou, visando estruturar e facilitar a execução de todos os processos organizacionais, podendo, inclusive, desenvolver um plano de negócios; fazer a gestão da qualidade relacionada à ISO 9001/2015 e à NBR 15906/2021; além da gestão de suborno de compliance; continuidade do negócio, enquadrando-se também na Agenda 2030 da ONU, que é uma recomendação do CNJ”.
Pela ferramenta também há a possibilidade de acrescentar outros projetos de acordo com a agenda da diretoria, bem como projetos próprios da serventia. Por meio dessa ferramenta, os cartórios podem adequar e organizar suas documentações a partir de questionários e envio de documentação; elaboração de relatórios de impacto; criação de banco de documentos particulares e de modelos compartilhados; criação e acompanhamento do plano de ação para adequação à LGPD; gerenciamento rápido e eficiente do grau de adequação do que está ocorrendo dentro do cartório; checagem e validação de todos os requisitos, cadastros e evidências do tratamento e do cumprimento dos requisitos da legislação e das normativas.
Segundo Maria Aparecida Bianchin, estas informações estão claras e precisas no termo de adesão enviado a todos os notários e registradores. “Quanto maior o número de adesões, menor será o custo para todos os envolvidos. Passando de 100 adesões, teremos o custo mensal de tão somente R$ 200,00 para obter todas essas vantagens”, destacou.
O primeiro treinamento em relação ao aplicativo será no dia 27 de agosto, sendo que todos os profissionais podem participem, inclusive com seus responsáveis, encarregados internamente pelo tratamento de dados.
“Nesse evento teremos um DPO; um especialista em infraestrutura e segurança da informação; e um gestor de qualidade nas normas ISO 9001/2015 e NBR 15906/2021. Todas essas normas se referem aos trabalhos que os cartórios precisam desenvolver para estarem adequados àquilo que as normativas, as legislações e as normas técnicas específicas para cartório vêm exigindo. Espero todos vocês”, convida Maria Aparecida Bianchin.
Assessoria de Comunicação da Anoreg-MT