IMG-LOGO
Notícias

Assinatura de cooperação científica entre Anoreg-MT e UNA é concretizada

10 de fevereiro de 2021

     A Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso (Anoreg-MT), a Escola Mato-grossense de Notários e Registradores (Emnor) e a Universidad Notarial Argentina (UNA) concretizaram na tarde desta quarta-feira (10 de fevereiro) a assinatura do termo de cooperação científica, assistência técnica e colaboração. O objetivo é a programação e o desenvolvimento de atividades complementares que são de interesse de ambas as instituições.

     Participaram da solenidade virtual a presidente da Anoreg-MT, Velenice Dias; o ex-presidente José de Arimatéia Barbosa; a reitora da UNA, Cristina Armella; o professor Sebastian Sabene; dentre magistrados e notários e registradores em Mato Grosso e outros Estados.

     “Hoje, mais um sonho se concretiza. Esse projeto nasceu na gestão do nosso amigo Arimatéia e, ao logo da trajetória, foi abraçado por todos e tomou forma. As pessoas afins se conectam, se aproximam, e percebemos que não existem barreiras quando queremos fazer algo. A Anoreg-MT e a Emnor, junto com os colegas notários e registradores, se sentem muito honradas por este momento e tenham certeza que faremos um grande trabalho que refletirá na população. Contem com todo nosso esforço e empenho para atingirmos os objetivos propostos”, registrou Velenice Dias.

 

     José de Arimatéia salientou que “a obra é nossa, de todos nós. Temos que ser uma família notarial, uma família notarial e registral, uma família registral. Somos oriundos de uma mesma lei e não há porque haver distinções. O meu, o nosso sonho é que tenhamos nossa Emnor siga o exemplo da UNA. Que possamos ser uma universidade. Obrigado pelo prestígio que hora nos proporciona e seguimos em frente em busca dos nossos objetivos. Agradeço o trabalho do Sebastian por esse convênio. Agradeço aos colegas que acreditaram nessa possibilidade e que vão trabalhar no desenvolvimento desse convênio. Vale a pena o sacrifício, o esforço, a aproximação com a academia no sentido de escrever o que pensam, fazer suas exposições. Acredito que é esse o nosso caminho na busca da evolução, do crescimento profissional”.

 

     A reitora da UMA, Cristina Armella, pontuou que a universidade “tem vários convênios e centros de estudos e que este termo de cooperação abrirá portas para uma infinidade de atribuições em conjunto. O momento é festivo e uma forma de consolidarmos e reafirmarmos nosso laço de irmandade. Teremos enorme quantidade de projetos e queremos dar muito conteúdo para quem quiser desfrutar. Estamos cheios de energia e é com essa força que transmitiremos conhecimento e aprofundaremos em todas as áreas da inteligência humana. Creio que é um momento histórico, uma obra que expandirá conhecimento”.

 

     Já o professor Sebastian Sabene enalteceu que o convênio entre as instituições “é o início de uma série de vínculos que ainda serão firmados. José de Arimatéia é parte da UNA. Do ponto de vista acadêmico, cada vez que eu estava no Brasil, me sentia parte da Família Notarial e Registral. Creio que este convênio seja essa reciprocidade, pois temos pessoas muito valiosas que podem contribuir com a publicação de livros. Para mim, este momento significa a possibilidade de caminhar mais adiante. Penso que podemos formar uma Família Notarial e Registral Brasileira e Argentina”.

 

     A diretora de Pessoas Jurídicas da Anoreg-MT, Gloria Alice Ferreira Bertoli destacou que as instituições “estão plantando uma semente que certamente vai crescer”, bem como agradeceu à UNA “por trazer esse farol”.

 

     Por sua vez, o presidente do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (Irib), Jordan Fabrício Martins, exaltou que muito há de se aprender com os notários e registradores argentinos. “O Irib está acompanhando todos esses projetos e parabéns à Anoreg-MT pelo que tem feito em prol da nossa classe. Estamos à disposição para o que precisarem e é uma felicidade participar deste momento”.

 

     O desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais Marcelo Guimarães Rodrigues agradeceu o convite por testemunhar o momento histórico. “É uma iniciativa importante. Essa troca de experiências entre a academia argentina e os notários e registradores brasileiros, notadamente os que prestam as atribuições em Mato Grosso, um Estado de dimensão territorial de um país, tem colaboração vital para a segurança jurídica. Esse convênio estará instrumentalizado para poder auxiliar esses valorosos profissionais do direito em Mato Grosso ao aperfeiçoamento profissional e até mesmo acadêmico no âmbito dessas atividades”.

     Por fim, a professora de Direito Agrário da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Vera Lúcia Leite também agradeceu o convite para participar da solenidade, ocasião em que pontuou que “estamos vendo florescer a ideia comentada há muito tempo atrás. A UFMT se coloca à disposição para ajudar no que for possível”.

Assessoria de Imprensa Anoreg-MT [email protected] www.facebook.com/anoreg/mt (65) 3644-8373