A Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso (Anoreg-MT) promoveu na tarde desta quarta-feira (11 de novembro) treinamento sobre a Central Eletrônica de Integração e Informações (CEI-MT) aos servidores do Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat). O evento foi conduzido pelo colaborador Matheus Nascimento, por videoconferência.
Ele explicou as funcionalidades da plataforma, que integra, num só sistema, informações de todos os cartórios do Estado. “Inicialmente, informamos que é necessário o servidor assinar termo de confidencialidade antes de ter acesso à CEI-MT, por meio de certificado digital. Assim que o acesso for liberado, será possível o servidor fazer pesquisas dinâmicas por CPF ou CNPJ. Em seguida, aparecerá os resultados pretendidos, sendo que o interessado pode visualizar o documento ou, se preferir, solicitar certidão ao cartório”.
Matheus Nascimento salientou que a CEI-MT contempla documentos a partir do ano de 1976. Caso o servidor precise de algum com data anterior, pode utilizar a plataforma para requerer ao cartório. Assim que definido o documento pretendido, o servidor envia o pedido ao cartório e pode acompanhá-lo por meio das abas “Documentos” ou “Andamento”. Também há um chat de interação com o cartório.
O presidente da Anoreg-MT, José de Arimatéia Barbosa, destacou as vantagens da CEI-MT. “A CEI recepciona todos os documentos num único lugar, ou seja, são os cartórios trabalhando para facilitar a vida e valorizar o tempo de quem a utiliza. Nela, todos podem consultar, visualizar e também solicitar cópias de procurações, escrituras, diversos tipos de certidões, dentre outros serviços, inclusive por meio de tablet ou smartphone (Android). Depois de achar o documento que precisa e visualizá-lo, é possível fazer o pedido e recebê-lo por meio físico ou digital sem a necessidade de enfrentar trânsito, estresse, perda de tempo, isto é, tudo sem precisar sair de casa ou do local de trabalho”.
A servidora Bruna Cecconello Bento destacou que “o acesso às matrículas através da CEI foi de suma importância para os avanços dos trabalhos técnicos desenvolvidos pelo Instituto de Terras de Mato Grosso, com agilidade nos processos de consulta e comunicação entre o Intermat e os cartórios. Obrigada pelo treinamento de hoje e apoio da Anoreg aos trabalhos do Intermat”.