O Cartório do 1º Ofício de Matupá está desenvolvendo projetos voltados à preservação do meio ambiente, os quais consistem na distribuição de sacolas de feira, iniciado este ano, e de lixeiras para carro, iniciado em 2019.
De acordo com o titular do cartório, Mateus Colpo, o projeto das sacolas “visa melhorar a percepção ambiental dos participantes ao mesmo tempo em que propõe um diálogo sobre as questões ambientais, construção conjunta de conhecimento e práticas que tornem possível nossa existência. Nosso objetivo é usar as sacolas no dia a dia, feiras, mercados, deixando de usar as sacolas plásticas e contaminar o meio ambiente”.
As sacolas são feitas de material de pano, medindo 45cmx30cm, resistentes e de longa durabilidade. Até o momento, o cartório já confeccionou 30 sacolas e as distribuiu aos colaboradores e familiares, os quais iniciaram o projeto com a ideia de disseminar essa prática de cuidar do meio ambiente e, com isso, conscientizar a população em geral da importância e do impacto na natureza que essa atitude pode causar.
A produção de sacolas plásticas emite carbono, que é um gás do efeito estufa, responsável pelo aumento da temperatura da Terra. “Um dos benefícios do uso da sacola retornável é que você se torna um consumidor do século XXI com responsabilidade ambiental. Você encerra sua atividade de plastificador do planeta – cada família com 4 pessoas polui o planeta com mais de mil sacolas plásticas por ano. Ao utilizar uma sacola retornável, você deixa de utilizar aproximadamente 500 sacolas plásticas por ano e economiza recursos naturais e energia para a fabricação de bilhões de sacolas plásticas todos os anos. Ao adquirir as sacolas retornáveis, você está ajudando a neutralizar suas emissões de carbono”, pontuou Mateus Colpo.
Já em relação às lixeiras para carros, o projeto abrange três campanhas de saúde: setembro amarelo (prevenção ao suicídio); outubro rosa (prevenção ao câncer de mama); e novembro azul (prevenção ao câncer de próstata). O cartório produziu e distribuiu 600 sacolas, sendo 200 para cada, todas elas com mensagens de alerta e conscientização. Para ajudar na divulgação das campanhas, o cartório também está exibindo no monitor da recepção vídeos e mensagens de incentivo e apoio.
Confira abaixo as filosofias do cartório:
Visão
Ser reconhecido na sociedade como instituição imprescindível para a segurança dos direitos de propriedade e de garantia de bens imóveis e móveis, na constituição e publicidade de direitos obrigacionais e na regularização fundiária, contribuindo para o desenvolvimento do município de Matupá.
Missão
Garantir segurança jurídica nos atos e negócios trazidos a registro e praticados pela Serventia, proporcionando agilidade nos processos com a necessária eficiência, na busca contínua pela excelência e satisfação dos usuários.
Valores
Comprometimento – Com a qualidade dos serviços prestados pela serventia, prezando pela satisfação dos usuários e colaboradores.
Acessibilidade – Buscar sempre melhorar a acessibilidade na forma física, documental e/ou digital.
Inovação – Usar a tecnologia para aperfeiçoar e agilizar os atos praticados.
Responsabilidade Socioambiental – Uso consciente dos bens renováveis.