O Estado de Mato Grosso, até o momento, figura na segunda colocação em número de serventias inscritas no Prêmio Qualidade Total Anoreg 2020 (PQTA 2020), com 17 participantes. Até a semana passada, sete inscrições haviam sido feitas. O primeiro colocado é o Estado da Bahia, com 25.
A Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso (Anoreg-MT) e o Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil Seção Mato Grosso (IEPTB-MT) conclamam todas as serventias a participarem do evento, que reconhece e premia as práticas de qualidade implantadas em cada localidade. As inscrições podem ser feitas até o dia 11 deste mês.
“Queremos muito que todas as serventias participem do PQTA 2020, pois muitos colegas desenvolvem ações fantásticas que merecem ser divulgadas para que sirvam de exemplo para outras serventias de todo o país. Esse prêmio é uma forma que temos de avaliarem nossa prestação de serviço, analisarem o que estamos acertando e o que podemos melhorar, sempre visando a satisfação dos nossos clientes. Vamos todos participar. Tenho certeza que os resultados serão incríveis”, frisou a presidente em exercício da Anoreg-MT, Velenice Dias.
O objetivo do PQTA é fortalecer e divulgar as ações de todo o serviço extrajudicial do país, como classe. Ou seja, as serventias que iniciaram o processo da Qualidade há pouco tempo e cumprirem de 0% a 35% da lista já garantem a Menção Honrosa. Mas se executarem 21 itens da checklist, sendo 36%, o cartório sobe de categoria e recebe o Prêmio Bronze. Ao cumprir de 50% a 84%, a serventia é enquadrada no Prêmio Prata. Em seguida, com 85% a 94%, Prêmio Ouro, e 95% a 100%, Prêmio Diamante. Nas duas últimas categorias, além da lista de auditoria, é necessário respeitar pré-condições.
Dentre os setores auditados estão Estratégias, Gestão Operacional, Gestão de Pessoas, Instalações, Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho, Gestão Socioambiental, Gestão da Informatização e Controle de Dados, Gestão da Inovação, Compliance, e a única novidade da checklist em 2020, decorrente da crise pandêmica, Continuidade do Negócio.
Novidades
Na 16ª edição, o PQTA vai valorizar, ainda mais, os cartórios que investem em ações socioambientais e na educação continuada. Para isso, dentro do requisito 26, que analisa a proposta de formação da serventia, serão considerados, para pontuação, aqueles que realizaram cursos de qualificação, presenciais ou a distância, por meio da Escola Nacional dos Notários e Registradores (Ennor) e das Escolas mantidas pelas Anoregs Estaduais e institutos membros.
Já no requisito 44, que trata da Gestão Socioambiental, serão valorizados e reconhecidos, como parte da pontuação, os serviços notariais e registrais que ganharam o Selo de Responsabilidade Social e Ambiental da RARES-NR. A Rede Ambiental e de Responsabilidade Social dos Notários e Registradores (RARES-NR) premia as atitudes socioambientais realizadas pelos cartórios de todo território nacional ao longo do ano.
Inscreva-se no site www.anoreg.org.br/pqta2020/ .