IMG-LOGO
Notícias

Certidões podem ser solicitadas em todo o Estado por meio de Central que interliga os cartórios de registro civil do Brasil

22 de janeiro de 2020

     A Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso (Anoreg-MT) informa a quem possa interessar que é possível solicitar segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito registradas em qualquer Cartório de Registro Civil do Brasil.

   

     “Se a pessoa mora em Cuiabá, mas nasceu em Alta Floresta, por exemplo, e precisa da segunda via da certidão de nascimento, ela não precisa se deslocar até a cidade onde foi registrada. Neste caso, basta comparecer ao Cartório de Registro Civil de Cuiabá e requerer o documento”, relata a superintendente da Anoreg-MT, Anete Ribeiro.

 

     Ela acrescenta que esse procedimento é possível de ser realizado por meio da Central Nacional de Informações do Registro Civil (CRC Nacional).

     “O atendente, ao receber o pedido da pessoa interessada, acessará a Central e solicitará a certidão ao Cartório de Registro Civil de Alta Floresta. Assim que receber o documento digitalizado pela plataforma, procederá a materialização do documento e o entregará ao cliente”, explica Anete Ribeiro.

A Central CRC

     A Central Nacional de Informações do Registro Civil (CRC Nacional) é o sistema desenvolvido e administrado pela Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP), delegado por meio da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen Brasil) a todos os Cartórios de Registro Civil do Brasil com o objetivo de atender à instituição do Provimento nº 46 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

     A CRC atua como um sistema de gerenciamento de banco de dados, um localizador, cujo objetivo é integrar todas as Serventias de Registro Civil do Brasil, possibilitando a busca, via internet, dos dados registrais de nascimento, casamento e óbito, bem como possibilitar a expedição de certidões eletrônicas, viabilizando o acesso dos registros ao cidadão de forma célere.

Assessoria de Imprensa Anoreg-MT [email protected] www.facebook.com/anoreg/mt (65) 3644-8373