O registrador do 1º Ofício de Campo Novo do Parecis, José de Arimatéia Barbosa, participou representou a Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso (Anoreg-MT) na 19ª Conferência Anual do Banco sobre Terra e Pobreza, realizado em Washington D.C.
A juíza da 2ª Vara Cível de Cuiabá, Adriana Sant’Anna Coningham, também esteve presente no evento representando o Poder Judiciário, e teve artigo escolhido para apresentação dentre os mais de 900 inscritos. O texto, intitulado “Vara Especializada Sobre a Terra em Mato Grosso, Brasil: Conquistas e Desafios em Coletivos da Terra”, foi escrito em coautoria com José de Arimatéia, com o assessor da Vara Agrária Vitor Hugo Souza Jr, com professor da Unicamp Bastiaan Reydon, e com o advogado Rodrigo Miranda.
Para sua construção, foram levantados dados inéditos dos conflitos possessórios no Estado, como o total de área envolvido, os tipos de atividades desenvolvidas nessas áreas e as porcentagens de áreas públicas e privadas, dentre outras informações.
A apresentação teve como objetivo mostrar o protagonismo do Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso nos conflitos de terra, com a criação da Vara Especializada em Direito Agrário no ano de 2008, da Comissão Estadual de Assuntos Fundiários, em 2011, envolvendo todos os órgãos fundiários no debate e das Comissões Municipais de Assuntos Fundiários, em 2014. (Com informações do site Midia News)