IMG-LOGO
Notícias

2º Ofício de Primavera do Leste realiza primeira sessão de conciliação/mediação deste ano

5 de janeiro de 2023

 

     O Cartório do 2º Ofício de Primavera do Leste realizou na manhã desta terça-feira (3 de janeiro) a primeira sessão de conciliação/mediação deste ano. O ato ocorreu de forma eletrônica, atendendo os requisitos do Provimento nº 100/20 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e contou com a participação da tabeliã, Velenice Dias de Almeida (mediadora); dos escreventes autorizados Terezinha Lopes Dias e Anderson Paulo Calixto (co-mediadores e conciliadores); e dos advogados das solicitantes, Renata Beatriz Bilego e Rudinei Adriano Spanholi, e do solicitado, Nelson José Bratti.

     O caso versou sobre um inventário e partilha de bens entre o espólio de uma pessoa, composto pela cônjuge-meeira e duas herdeiras, havendo o reconhecimento post mortem da paternidade de um terceiro filho, no caso, o solicitado.

 

 

     “Como a partilha dos bens já havia sido realizada e registrada nas matrículas dos imóveis, as solicitantes convidaram o solicitado para uma sessão de conciliação e mediação para tratarem acerca da melhor forma de concretizarem os seus direitos. Conversamos por aproximadamente uma hora e, felizmente, chegamos a um acordo entre as partes, ou seja, as solicitantes repassarão ao solicitado o valor correspondente à sua quota-parte”, informou Velenice Dias.

     Na avaliação da advogada Renata Bilego, a sessão de conciliação “foi de extrema validade, haja vista a questão da celeridade no acordo que foi realizado e celebrado entre as partes. Inovamos no sentido de fazer isso de forma online, o que foi muito positivo, pois as partes moram em Mato Grosso e em Goiás. Todos já estão com o termo do acordo firmado e o ato foi de extrema valia porque foi um procedimento rápido e conseguimos dar validade a um ato jurídico. Só tenho a agradecer pelos serviços prestados pelo Cartório de Primavera e espero que esse procedimento se torne cada vez mais conhecido entre os colegas advogados”.

     Por fim, Velenice Dias recomenda a todos os cartórios de Mato Grosso que se valham da sessão de conciliação/mediação. “A conciliação e a mediação em cartório são alternativas à solução de conflitos e estamos preparados para ajudar as partes, como no caso que mediei. Entendo que divulgando mais esse serviço, os cartórios terão mais chances de proporcionar às partes celeridade, menos despesa e desgaste, além de um acordo considerado mais justo, uma vez que não há uma sentença judicial, que sempre desagrada uma das partes. Com a conciliação e mediação, os próprios envolvidos constroem a solução para o caso”.

[video width="480" height="848" mp4="https://thiagho.us-southeast-1.linodeobjects.com/anoregmt/2023/01/CONCILIACAO-E-MEDIACAO-2o-OFICIO-DE-PRIMAVERA-DO-LESTE-1.mp4"][/video]  

Assessoria de Comunicação da Anoreg-MT