IMG-LOGO
Notícias

2º Ofício de Primavera do Leste realiza primeira sessão de conciliação de 2024

15 de fevereiro de 2024

     O Cartório Dias de Primavera (2º Ofício de Primavera do Leste) realizou nesta quarta-feira (14 de fevereiro) a primeira sessão de conciliação e mediação deste ano, conduzida pelas conciliadoras extrajudiciais Velenice Dias de Almeida e Terezinha Lopes Dias.

 

     O caso versou sobre um homem que doou, verbalmente, a posse de quatro hectares de terra dentro da área maior de sua propriedade. Os donatários imitiram-se na posse da área doada e passaram a exercê-la sem oposição. Posteriormente, cederam a posse, por meio de instrumento particular, a um terceiro, que pretendia regularizar a situação e transferir a ele o domínio, mas o proprietário registral não concordava.

     O impasse fez o atual possuidor procurar o cartório a fim de conciliar. O convite foi feito para os proprietários registrais e para os cedentes, ocasião em que todos compareceram e a conciliação foi frutífera.

     O ato também contou com a presença dos advogados Dorival Júnior e Andressa Leal, que se limitaram a esclarecer a parte jurídica, quando necessário. A sessão durou cerca de 60 minutos e os emolumentos foram recolhidos, tendo como parâmetro a tabela de escrituras.

 

     “Como conciliadora extrajudicial, tabeliã de notas e registradora do Cartório do 2º Ofício de Primavera do Leste, fico muito honrada e feliz por ter realizado esta primeira sessão de conciliação. Outras estão sendo protocoladas e, com isso, estaremos tirando do Poder Judiciário essas demandas possíveis de serem solucionadas na esfera extrajudicial. Estamos cumprindo nosso papel e acredito muito nesse serviço, dedico-me a ele e o divulgo muito. Por isso, aconselho que procurem os conciliadores extrajudiciais nos cartórios, pois, rapidamente, com a orientação e condução desses profissionais, as partes restabelecerão o diálogo que foi interrompido. Sabemos que as questões possessórias são complexas, envolvem questões emocionais, mas, com a conciliação, tudo é conversado e resolvido”, ressaltou Velenice Dias.

Assessoria de Comunicação da Anoreg-MT