IMG-LOGO
Notícias

2º Ofício de Campo Verde apoia a campanha “Setembro Amarelo”

8 de setembro de 2022

 

     O Cartório do 2º Ofício de Campo Verde está apoiando a campanha "Setembro Amarelo", que tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre o suicídio, bem como evitar o seu acontecimento. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a iniciativa acontece durante todo o ano. Este ano, o lema é “A vida é a melhor escolha!” e diversas ações já estão sendo desenvolvidas em todo o país.

     De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde - OMS em 2019, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, pois com isso, estima-se mais de um milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia.

Dados sobre suicídio

     Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, todos os anos mais pessoas morrem como resultado de suicídio do que HIV, malária ou câncer de mama - ou guerras e homicídios.

     Entre os jovens de 15 a 29 anos, o suicídio foi a quarta causa e morte depois de acidentes no trânsito, tuberculose e violência interpessoal. As taxas variam entre países, regiões e entre homens e mulheres. No Brasil, 12,6% por cada 100 mil homens em comparação com 5,4% por cada 100 mil mulheres morrem devido ao suicídio. As taxas entre os homens são geralmente mais altas em países de alta renda (16,6% por 100 mil). Para as mulheres, as taxas de suicídio mais altas são encontradas em países de baixa-média renda (7,1% por 100 mil).

     Embora alguns países tenham colocado a prevenção do suicídio no topo de suas agendas, muitos permanecem não comprometidos. Atualmente, apenas 38 países são conhecidos por terem uma estratégia nacional de prevenção do suicídio. (Com informações do site Setembro Amarelo)