IMG-LOGO
Notícias

1º Ofício de Guarantã do Norte desenvolve projeto “Plante uma árvore frutífera”

2 de setembro de 2024

 

     O Cartório do 1º Ofício de Guarantã do Norte desenvolveu o projeto intitulado “Plante uma árvore frutífera”, ação que abrange a participação do registrador de imóveis, José Carlos F. dos Santos, funcionários e clientes. Segundo José Carlos, a iniciativa nasceu de uma sugestão dada pela chefe do setor de Qualidade do cartório, Rosângela Hemming, e conclama pela responsabilidade ambiental que envolve a todos.

 

     “No início, todos os funcionários ganharam mudas de árvores e as plantaram em seus espaços. Desde então, todos os meses o primeiro cliente a ser atendido ganha uma muda para também plantar. Ressalto que não é somente o fato de plantar uma muda, mas, sim, colher os benefícios ambientais como conservação do solo (as árvores frutíferas ajudam a prevenir a erosão do solo, mantendo a integridade do terreno, especialmente em áreas com declives); melhoria da qualidade do ar (árvores absorvem dióxido de carbono e liberam oxigênio por meio da fotossíntese, ajudando a mitigar os efeitos das mudanças climáticas); biodiversidade (árvores frutíferas criam habitates para diversas espécies de pássaros, insetos e pequenos mamíferos, promovendo um ecossistema equilibrado); benefícios para a saúde humana como alimentação saudável (árvores frutíferas fornecem acesso a frutas frescas e nutritivas, ricas em vitaminas, minerais e fibras, contribuindo para uma dieta equilibrada e saudável); atividades físicas e mentais (o cultivo pode ser uma atividade física saudável e uma forma de terapia mental, aliviando o estresse e promovendo o bem-estar); benefícios econômicos como fonte de renda (a produção de frutas pode gerar renda, especialmente em áreas rurais); educação ambiental (plantar e cuidar de árvores frutíferas pode ser uma excelente ferramenta educacional, ensinando crianças e adultos sobre ecologia, agricultura e a importância da sustentabilidade); além da conexão da natureza”, destacou o registrador de imóveis.

     Ele concluiu dizendo que “plantar árvores frutíferas é uma ação multifacetada que promove benefícios duradouros para o ambiente, a sociedade e as futuras gerações”.

Assessoria de Comunicação da Anoreg-MT