IMG-LOGO
Notícias

1º Ofício de Cuiabá completa 282 anos

3 de abril de 2024

 

     O Cartório do 1º Ofício de Cuiabá completou, nesta segunda-feira (1º de abril), 282 anos de existência e os colaboradores comemoraram a data especial, juntamente com a titular, Gloria Alice Ferreira Bertoli. No dia também houve celebração realizada pelo padre Deusdedit como forma de agradecimento pelo cuidado, sustento e providências com todo o trabalho da equipe.

     A gerente administrativa, Bruna Borges, ressaltou que “sabemos da importante missão que temos para a sociedade e o quanto é imprescindível nossa prestação de serviço, pela qual estamos sempre nos aperfeiçoando para, todos os dias, atendermos nossos clientes com qualidade e segurança jurídica”.

História

     Em 8 de abril de 1719, Pascoal Moreira Cabral assina a ata da fundação de Cuiabá, no local conhecido como Forquilha, às margens do rio Coxipó. Em 29 de março de 1742, em Lisboa, o Rei Dom João V expede decreto fazendo mercê a João Teixeira de Macedo a serventia do “Primeiro Ofício de Tabelião da Vila de Cuiabá”. Considerando todos os processos políticos pelos quais passou o Brasil e, especialmente, Cuiabá, aí incluído, seja como Arraial, Vila, Capital da Província e por fim da Capital do Estado no pós-período Republicano, o atual 1º Serviço Notarial e Registral de Cuiabá completa 282 anos de existência e de serviços prestados a Cuiabá.

     Durante o Estado Novo instituído em 1937, Julio Müller foi eleito governador do Estado de Mato Grosso. No entanto, veio o golpe de Estado e este aderiu ao Estado Novo, sendo confirmado como interventor federal. É nesse período, por meio de concurso público, que o Sr. Carlos Ferreira da Silva assume a direção do 1º Cartório, já então 1º Ofício de Notas e Registro de Títulos e Documentos e Registro Civil de Pessoas Jurídicas de Cuiabá, até 1987, atuando por 50 anos como tabelião.

     Em 1987, a Drª. Glória Alice Ferreira Bertoli, que desde o ano de 1967 vinha exercendo a função de escrevente e substituta do patriarca Carlos Ferreira da Silva, foi efetivada no cargo de Tabeliã e Registradora, conforme resolução do Governo do Estado, com base no artigo 203 da Emenda Constitucional nº. 22/82, completando 37 anos como tabeliã.

Fonte: 1º Ofício de Cuiabá