IMG-LOGO
Notícias

Tabelião em Distrito da Guia participa de entrega de presentes a crianças carentes

31 de dezembro de 2019

 

   O tabelião do Cartório do Distrito de Nossa Senhora da Guia, Eduardo Dalla Costa, participou da entrega de presentes para crianças que moram em comunidades próximas à Serra de São Vicente, na BR 364. A ação fez parte do Projeto Inclusão Literária, criada pelo historiador e professor da UFMT, Clóvis Matos.

 

     Na quinta-feira (2 de janeiro), a entrega será em São Pedro de Joselândia e, em seguida, nos assentamentos do Lago de Manso.

 

     De acordo com Eduardo Dalla Costa, a entrega de presentes é feita na região do Pantanal, Santo Antônio, Barão de Melgaço e Mimoso (sempre nas zonas rurais onde não há grande circulação de pessoas).

 

     "São atendidas pelo Papai Noel Pantaneiro, entre os dias 25 e 29, com brinquedos, perto de 2.500 crianças, sem contar as cestas básicas e roupas que são entregues aos adultos. Eu conheci o Clóvis quando pegou fogo, a primeira vez, na casa onde ficavam os livros e brinquedos arrecadados para a doação e vi nele a sinceridade daquele que faz o que faz com vontade de ver realmente o crescimento das pessoas que mais precisam. Faça sol ou chuva, ele estará lá no Pantanal e as crianças estarão sempre esperando o Papai Noel", disse Eduardo.

 

     Ele acrescentou que a iniciativa "é desprendimento de verdade. Isso me chama a atenção, não busca fama, busca o progresso da sociedade. Há três anos que participo, apenas dois ou três dias, ajudando-o nas entregas.  A sensação é de um misto de alegria e tristeza: se as crianças estão precisando disso é porque a maioria passa por necessidades e crianças não podem passar por isso. São crianças alegres e sorridentes que, quando veem o Papai Noel chegando, ficam doidas de alegrias e não são só elas, mas também os adolescentes e os adultos. Imagine essas pessoas que vivem no meio do nada e de repente aparece alguém que as enxergam! Isso é o que o Clóvis faz, leva alegria e esperança", frisou Eduardo Dalla Costa.

  Projeto  

      Com recursos próprios, Clóvis Matos criou, em 2006, o Inclusão Literária, comprou a Furiosa (camionete rural Willys) e uma Kombi. Arrecadou livros e os levou para municípios mais longínquos de Mato Grosso, percorrendo todo o Estado.

 

     Foi homenageado na XII Bienal Internacional do Livro, de 04 a 13 de outubro de 2019, em Recife (PE). Foi até lá de Kombi, carregada de livros e espalhando cultura em forma de livros por onde passava.  A entrega de presentes no Natal é outra forma de entregar alegria e cultura aos que não têm acesso, aos que moram em lugares distantes.  Além dos brinquedos, livros também são entregues.