FONTE — Assessoria de Imprensa Anoreg/MT
Anoreg/MT realizou Curso sobre a Central Eletrônica de Integração e Informações
12/12/2014 às 19:47


A Associação dos Notários e Registradores de Mato Grosso (Anoreg/MT) realizou hoje (12.12), Curso da Central Eletrônica de Integração e Informações (CEI) na Escola dos Servidores do Poder Judiciário de Mato Grosso em Cuiabá. Cerca de 90 notários e registradores tiraram dúvidas e conheceram mais sobre a CEI.

Segundo o administrador da Prosix Systens, empresa responsável pela criação do software da CEI, e TI do Cartório do 1º Oficio de Cuiabá, Djalma de Jesus Ribeiro, o cursou apresentou como a Central irá funcionar, se os cartórios poderão aproveitar os arquivos antigos, como será feito o envio, o tipo de padronização, detalhes da Central. “O intuito do curso foi tranquilizar a todos mostrando que existe um técnico de serviço, que estamos à disposição para tirar dúvidas, mas principalmente familiarizar todos com a interface”, disse.

O administrador também pontuou que os cartórios deficitários terão a sua disposição o software para indexação e digitalização dos documentos para que eles possam enviar as informações a Central, enquanto os demais terão que procurar uma empresa especializada. 

Outro ponto apresentado é que os cartórios poderão definir quais documentos eles irão mostrar para o cliente. “Alguns documentos já serão bloqueados obrigatoriamente, por questão de segurança, os demais as serventias poderão escolher. Já os documentos de registros de imóveis todos poderão visualiza-lós”, pontuou.

Djalma também destacou os benefícios da Central como: a padronização de arquivamento para as imagens com índice possibilitando a localização posterior; facilidade nas consultas a sociedade para localização de serviços em qualquer cartório; pedidos de certidão utilizando a rede mundial de computadores; intercambio de informações entre cartórios do Estado sem a necessidade de e-mail, fax ou correios; a integração e ou importação para qualquer sistema; agilidade na localização e visualização do documento sem a necessidade do manuseio de livros.

Já a presidente da Anoreg/MT, Maria Aparecida Bianchin Pacheco, ressaltou a importância de todos participarem e atenderem os prazos. “A Central não é uma situação opcional, e algo que a lei exigiu que fosse implementado, o importante agora é que todos façam sua parte e Anoreg/MT está à disposição para orientar e auxiliar na implantação da CEI”, afirmou. 

A presidente ainda disse que a associação irá fazer um pedido na segunda-feira para que a Corregedoria prorrogue o prazo de implantação de 2 de janeiro de 2015 da CEI. “As empresas de software solicitaram uma prorrogação para que elas possam se adequar a todas as modificações necessárias pelo provimento”, comentou.

A Central da Anoreg/MT irá centralizar as informações digitalmente de todas as serventias mato-grossenses, sejam elas de Registro Civil das Pessoas Naturais, Registro Civil das Pessoas Jurídicas, Tabelionato de Protesto, Tabelionato de Notas, Registro de Títulos e Documentos e Registro de Imóveis.

Voltar para o topo

Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso

Rua Holanda, 47, Bairro Santa Rosa, Cuiabá-MT - CEP: 78040-225
Telefone: (65) 3644-8373 / (65) 3644-6213 / (65) 3023-4371 / (65) 8463-2948
FAX: (65) 3644-7634
Superintendente: (65) 8463-2950
E-mail: anoregmt@anoregmt.org.br, presidencia@anoregmt.org.br
Horário de atendimento: 08h às 17h

©2018 ANOREG/MT. Todos os direitos reservados

Voltar para o topo