FONTE — Assessoria de Imprensa Anoreg-MT
Retrospectiva Anoreg-MT 2017 – Recorde em prêmios de qualidade da Anoreg nacional e parcerias com Politec e Detran fecharam o ano
11/01/2018 às 13:57

     A ampliação dos serviços prestados pelos cartórios de Mato Grosso no último trimestre de 2017 foi iniciada com a transmissão eletrônica de certidões por meio da Central de Informações do Registro Civil (CRC Nacional); além das ações junto à Politec e ao Detran-MT. Outra conquista foram os 25 cartórios do estado premiados no PQTA da Anoreg nacional. Confira na última parte da Retrospectiva da Anoreg-MT.

Outubro a dezembro

     Os cartórios de Mato Grosso lideraram o ranking nacional com 25 premiações nas categorias Diamante, Ouro e Prata no Prêmio de Qualidade Total da Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg-BR). A entrega ocorreu durante o XIX Congresso Brasileiro de Direito Notarial e de Registro, em Fortaleza (CE), com a presença da corregedora-geral de Justiça do estado, desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, juízes de direito e servidores do Poder Judiciário; além dos representantes dos premiados.

     O PQTA 2017 teve a participação de 130 unidades de notas e registros do Brasil que atingiram os requisitos de qualidade e prestação de serviços internacionais previstos pela auditoria externa independente do grupo APCER Brasil. 

     Outra importante conquista foi a integração dos 147 cartórios de Registro Civil de Mato Grosso, que passam a realizar transmissões eletrônicas de certidões através da Central de Informações do Registro Civil (CRC Nacional). Com isso, já é possível aos cidadãos solicitarem certidões do Estado diretamente no cartório mais próximo, sem a necessidade de deslocamento à unidade de origem, evitando gastos com intermediários. Com a entrada do Mato Grosso, 23 Estados estão interligados para a transmissão eletrônica de documentos e outros módulos específicos da CRC Nacional. 

     Para a presidente da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado do Mato Grosso (Arpen-MT), Cristina Cruz Bergamaschi, a Central é a ferramenta que, quando instalada em todo o território nacional, revolucionou a forma do usuário se relacionar com o cartório.

     Para atender a Lei nº 13484/17, que trata dos “Ofícios da Cidadania”, a diretoria da Associação dos Notários e Registradores do estado (Anoreg-MT) iniciou as tratativas para os convênios com a Politec e o Detran-MT para que os cartórios de registro civil façam a entrega de Carteiras de Identidade (RGs) e de Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs). A lei federal estimula os convênios junto às entidades e órgãos públicos para que os cartórios sejam intermediários na prestação desses serviços.

     Na Perícia Oficial e Identificação Técnica do Estado (Politec), por exemplo, o diretor de identificação Ailton Machado elogiou a iniciativa, já que a atuação conjunta poderá minimizar erros. Ele explicou que, numa primeira fase, os cartórios poderiam adquirir kits para recolher a biometria e fazer o atendimento inicial para encaminhar à Politec. “Cabe ao Estado emitir os RGs, mas já temos convênios com prefeituras, porém, há limitações. Os cartórios poderão iniciar de forma piloto em alguns municípios e ampliar o serviço”.
     No Departamento de Trânsito (Detran-MT), o presidente Arnon Lucas e a diretora de Veículos, Talita Rodrigues, ficaram entusiasmados. “Uma das nossas principais demandas é o registro de comunicação de venda dos veículos, ou seja, temos que pensar num mecanismo de melhorar esse serviço à população. Acreditamos que firmando esse convênio no sentido de que os cartórios passem a praticar esse ato, todos saem ganhando”.

     Quanto às formações continuadas, em outubro a Anoreg-MT aprofundou a questão da regularização fundiária urbana e rural, debatendo uniformização de procedimentos; ofereceu curso sobre apostilamento de Haia com o tabelião substituto do 1º Ofício de Notas e Protesto de Títulos de Brasília (DF), Marco Antônio Barreto de Azeredo Bastos Júnior, que possui a maior demanda no país; realizou palestras em outras cidades e doou livros infantis para o Juizado Especial Criminal de Várzea Grande.

     As campanhas de Natal de cartórios de Cuiabá e do interior também foram divulgadas amplamente no site da Anoreg-MT e o ano foi finalizado com a 1ª Confranore, festa de confraternização dos notários, registradores e tabeliães, colaboradores e familiares em parceria com o Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil Seção Mato Grosso (IEPTB-MT).

Leia mais:

Anoreg-MT destaca avanços e fala de projetos para 2018

Retrospectiva Anoreg-MT 2017 – Segundo trimestre foi marcado por cursos de Grafotecnia, convênio com a CEF e ampliação de serviços

Retrospectiva Anoreg-MT 2017 – Ações pela regularização fundiária e Cartório Amigo são destaques do terceiro trimestre

Anoreg-MT e IEPTB-MT comemoram união e conquistas

Mutirão fiscal estadual termina nesta quinta-feira

Campanha de Natal realizada por Cartório de Lucas do Rio Verde supera expectativas

Campanha de Natal do Cartório Nesken promove alegria a entidades

1º Confranore reúne dezenas de notários, registradores, tabeliães e colaboradores em Cuiabá

1º Confranore reúne dezenas de notários, registradores, tabeliães e colaboradores em Cuiabá (fotos)

Cartórios oferecem serviços diferenciados no mutirão da conciliação fiscal em Cuiabá

Mato Grosso é o segundo estado do país onde os casamentos mais cresceram em 2016

Anoreg-MT e IEPTB-MT participam de abertura de mutirão fiscal

Comissão busca regularização fundiária em Colniza

Mato Grosso é o 23º estado a iniciar a transmissão de certidões eletrônicas fica CRC

Representante da Anoreg-MT participará de Encontro Internacional de Gestão Ambiental

Representante da Anoreg-MT ministrará palestra em Guarantã do Norte 

Anoreg-MT participa de audiência sobre Plano de Desenvolvimento da Região Metropolitana

Regularização Fundiária - Programa Terra Legal é apresentado em reunião

Anoreg-MT sente-se honrada com participação da Corregedoria de Mato Grosso em premiação

Confira os 25 cartórios de MT que receberam prêmios no PQTA 2017 da Anoreg-BR

Representantes de Cartórios e do Judiciário de Mato Grosso participam de XIX Congresso Brasileiro de Direito Notarial e de Registro em Fortaleza

Anoreg-MT e Secretaria de Estado de Segurança Pública buscam aprimorar parceria

Mato Grosso possui dois cartório com ISO 9001 e 26 certificados por gestão de qualidade NBR 15906

Representantes da Anoreg-MT debatem uniformização de procedimentos durante realização de oficinas

Anoreg-MT doa livros infantis para Juizado Especial Criminal de Várzea Grande

Tabelião de Brasília aborda apostilamento de Haia na Anoreg-MT

Secretário da Anoreg-MT representará Associação em Fórum Nacional de Controle

Anoreg-MT e Politec iniciam tratativas para entrega de Carteira de Identidade em cartórios

Anoreg-MT se reúne com Detran-MT para tratar de parceria que beneficiará a sociedade

Representante da Anoreg-MT ministra curso em Congresso Nacional de Direito Registral na Argentina

Tabeliãs representam Mato Grosso em Congresso Nacional de Registro Civil – Conarci – em Recife

 

Assessoria de Imprensa Anoreg-MT

imprensa@anoregmt.org.br

www.facebook.com/anoreg/mt

(65) 3644-8373

Voltar para o topo

Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso

Rua Holanda, 47, Bairro Santa Rosa, Cuiabá-MT - CEP: 78040-225
Telefone: (65) 3644-8373 / (65) 3644-6213 / (65) 3023-4371 / (65) 8463-2948
FAX: (65) 3644-7634
Superintendente: (65) 8463-2950
E-mail: anoregmt@anoregmt.org.br, presidencia@anoregmt.org.br
Horário de atendimento: 08h às 17h

©2018 ANOREG/MT. Todos os direitos reservados

Voltar para o topo