FONTE — ÍconePress Assessoria de Imprensa e Conteúdo - Assessoria de Imprensa Anoreg/MT
Central Eletrônica da Anoreg/MT trará celeridade as investigações da Sesp/MT
15/02/2017 às 13:28

A Central Eletrônica de Integração e Informações dos Serviços Notariais e Registrais do Estado de Mato Grosso (CEI) da Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso (Anoreg/MT) segue trazendo celeridade aos órgãos públicos. Na última sexta-feira (10.02), a Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (SESP/MT) participou de treinamento sobre a Central na sede da Anoreg/MT, em Cuiabá. 
Desde a assinatura do termo de cooperação a SESP/MT pode consultar e visualizar as informações, bem como solicitar certidões e documentos eletrônicos por meio da CEI, gratuitamente, o que agiliza as investigações.

Segundo o analista de sistema, servidor da Sesp/MT, Jean Carlos, inicialmente a Sesp/MT fez uma seleção de servidores do setor adjunto de inteligência da secretaria para receber o treinamento sobre os detalhes do programa, e como funciona o cadastro de acesso e buscas que o aplicativo disponibiliza. O analista destacou ainda a facilidade do manuseio do sistema, o que torna ainda mais fácil os procedimentos de buscas na Secretaria.
“É bastante simples e bem intuitivo a forma de usa-lo, principalmente pela facilidade de visualizar as áreas de buscas e de documentos disponíveis, vai ser de suma importância para as atividades de segurança pública. A intenção é futuramente disseminar o acesso a esta ferramenta para as demais unidades da Secretaria”, contou.

Outro ponto importante para essa união entre Sesp/MT e Anoreg/MT, é que os órgãos parceiros possuem acesso gratuito a consulta de processos nos cartórios.

“Hoje em dia a demanda por informações é muito grande, e graças a essa parceria, não vamos ter custo nenhum para ter acesso aos arquivos, como na consulta de registros de imóveis, ou até mesmo certidão de óbito, e também pela agilidade que vai nos trazer, isso vai causar uma melhora significativa no nosso trabalho”, afirmou Jean Carlos.

O técnico em informática da Anoreg/MT, Matheus Nascimento Mota, ministrou o treinamento e explicou que a CEI funciona como um banco de dados, conectando todas as serventias do Estado.

“Qualquer usuário da secretária devidamente autorizado poderá solicitar um documento de qualquer natureza, sejam elas de Registro Civil das Pessoas Naturais, Registro Civil das Pessoas Jurídicas, Tabelionato de Protesto, Tabelionato de Notas, Registro de Títulos e Documentos e Registro de Imóveis de maneira online. O que diminui e muito no tempo para ter acesso a tal documento”, explicou.

Por ser um sistema de e-mail eletrônico, com a segurança do certificado digital, é possível que o usuário acompanhe todo o andamento do pedido, até mesmo saber quando a serventia visualizou um pedido ou não.

CEI - A plataforma da central foi desenvolvida e é operada e mantida pela Anoreg/MT e foi normatizada pelo Provimento nº 81/2014, da Corregedoria Geral da Justiça de Mato Grosso. Atualmente já são quase 10 milhões de atos cadastrados, sendo que 223 cartórios mato-grossenses abastecem diariamente a Central.

 

Voltar para o topo

Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso

Rua Holanda, 47, Bairro Santa Rosa, Cuiabá-MT - CEP: 78040-225
Telefone: (65) 3644-8373 / (65) 3644-6213 / (65) 3023-4371 / (65) 8463-2948
FAX: (65) 3644-7634
Superintendente: (65) 8463-2950
E-mail: anoregmt@anoregmt.org.br, presidencia@anoregmt.org.br
Horário de atendimento: 08h às 17h

©2015 ANOREG/MT. Todos os direitos reservados

Voltar para o topo