FONTE — Assessoria de Imprensa Anoreg/MT
Anoreg/MT realizou apresentação da CEI para juízes mato-grossenses
11/04/2015 às 14:24


Na última sexta-feira (11.04), a Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso (Anoreg/MT) realizou apresentação da Central Eletrônica de Integração e Informações (CEI) a cerca de 40 juízes mato-grossense.

Segundo a presidente da Anoreg/MT, Maria Aparecida Bianchin Pacheco, o encontro teve o intuito de apresentar os detalhes de funcionamento da CEI.
“De acordo com o Provimento n° 81/2014 CGJ-MT a Central foi criada e é de responsabilidade da Anoreg/MT o desenvolvimento do software, sua manutenção e proteção de seus dados. E a Central será abastecida diariamente pelos cartórios e de forma regressiva até o dia primeiro de janeiro de 1976”, disse.

Maria aparecida destacou que a Central da Anoreg/MT é pioneira, pois é a primeira que irá centralizar as informações digitalmente de todas as serventias mato-grossenses, sejam elas de Registro Civil das Pessoas Naturais, Registro Civil das Pessoas Jurídicas, Tabelionato de Protesto, Tabelionato de Notas, Registro de Títulos e Documentos e Registro de Imóveis.

A registradora de imóveis explicou que a população terá a oportunidade ímpar de acessar a Central por um valor que será utilizado para sua manutenção, e com o CPF ou CNPJ da empresa verificar tudo que a pessoa natural ou pessoa jurídica tem nos cartórios do Estado. 

“Além disso, órgãos públicos como o TJMT, Corregedoria, TRE, Defensoria Pública e Procuradoria, que a gente presta informações constantemente, terão acesso gratuito a Central por meio de parceria e termos de cooperação. No Poder Judiciário, além de facilitar para os juízes no caso de uma execução que fará tudo de forma online, nós também teremos a correição online”, afirmou.

Ainda a Central possui um aplicativo, que é um sistema simples que será utilizado para comunicação via intranet de pedido de certidão, envio de mensagens, comunicação entre cartórios. “É um sistema de email eletrônico, porém com a segurança do certificado digital, o que facilitará para os cartórios conversarem entre si, sem precisar telefonar ou mandar ofícios”, pontuou.

Segundo o administrador da Prosix Systens, empresa responsável pelo desenvolvimento do software, Djalma de Jesus Ribeiro, a implantação do sistema foi planejada em duas fases. 

“O objetivo da primeira fase era criar um software capaz de gerenciar o envio, recebimento, armazenamento e consulta de informações pela internet. Então os cartórios enviavam, elas eram recebidas e armazenadas pela CEI, que ainda gerenciava a consulta online. Esta etapa está 100% concluída. A segunda, que está em andamento é de treinamentos com os órgãos que terão acesso a Central”, explicou.

Djalma também destacou que a Central tem o intuito de eliminar o máximo a comunicação via documento físico. “Cada juiz terá seu certificado digital que dará acesso a Central. Em sua conta ficará registrado casa pedido feito aos cartórios”, disse. 

Os órgãos públicos terão acesso a Central pelo site ou por um aplicativo, que terá uma ferramenta de pedidos e remessas. “Basta selecionar o cartório, digitar o título que está precisando, por exemplo, anexar um arquivo se quiser, e enviar para o cartório. Será possível acompanhar todo o andamento desse pedido”, pontuou Djalma de Jesus Ribeiro.

Para o juiz auxiliar da Corregedoria, Antônio Veloso Peleja Júnior, sem dúvida alguma a central é uma ferramenta importantíssima. “Ela dará um upgrade na questão dos cartórios e para própria Corregedoria que terá um controle mais efetivo. E a nossa Central, diferente da de Santa Catarina está mais avançada, ela agregar informações de todas as modalidades de serventias. Esse foi um passo rumo ao sistema totalmente eletrônico”, afirmou.


Voltar para o topo

Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso

Rua Holanda, 47, Bairro Santa Rosa, Cuiabá-MT - CEP: 78040-225
Telefone: (65) 3644-8373 / (65) 3644-6213 / (65) 3023-4371 / (65) 8463-2948
FAX: (65) 3644-7634
Superintendente: (65) 8463-2950
E-mail: anoregmt@anoregmt.org.br, presidencia@anoregmt.org.br
Horário de atendimento: 08h às 17h

©2018 ANOREG/MT. Todos os direitos reservados

Voltar para o topo