FONTE — Assessoria de Imprensa Anoreg/MT
Anoreg/MT realizou treinamento sobre a CEI para Procuradoria-Geral do Estado
18/03/2015 às 20:16


A Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso (Anoreg/MT) realizou nesta quarta-feira (18.03), treinamento sobre a Central Eletrônica de Integração e Informações (CEI) com a Procuradoria-Geral do Estado de Mato Grosso na sede da associação. 

Segundo o administrador da Prosix Systens, empresa responsável pelo desenvolvimento do software, Djalma de Jesus Ribeiro, a implantação do sistema foi planejada em duas fases. 

“O objetivo da primeira fase era criar um software capaz de gerenciar o envio, recebimento, armazenamento e consulta de informações pela internet. Então os cartórios enviavam, elas eram recebidas e armazenadas pela CEI, que ainda gerenciava a consulta online. Esta etapa está 100% concluída. A segunda, que está em andamento e da qual este treinamento faz parte, consiste na integração desse sistema com órgãos públicos”, explicou o administrador. 

Djalma também destacou que a Central tem o intuito de eliminar o máximo a comunicação via documento físico. “Cada Procurador terá seu certificado digital que dará acesso a Central. Em sua conta ficará registrado casa pedido feito aos cartórios. Hoje com a obrigatoriedade, que começou no último dia 03 de março, todos os cartórios começaram a enviar os atos praticados diariamente, já são mais de 39 mil atos enviados. Esse número irá crescer cada vez mais e os órgãos públicos que fizerem parceria com a Anoreg/MT terão acesso a eles” disse.

Dentro da Central os órgãos públicos terão uma ferramenta de pedidos e remessas. “Basta selecionar o cartório, digitar o título que está precisando, por exemplo, anexar um arquivo se quiser, e enviar para o cartório. Será possível acompanhar todo o andamento desse pedido. É um sistema de email eletrônico, porém com a segurança do certificado digital”, pontuou Djalma de Jesus Ribeiro. 



Para coordenadora do Centro de Estudos da Procuradoria Geral do Estado, Flávia Beatriz Correia da Costa, essa é uma nova fase, que trará celeridade ao trabalho da Procuradoria. “Nós vemos com muito bons olhos esse passo que a Anoreg/MT está dando com a Central. Atualmente nós oficiamos o cartório e aguardamos uma resposta, o que demanda muito deles. E com a CEI o processo ganhará em agilidade, já que os documentos já estarão digitalizados”, afirmou.

A Central da Anoreg/MT irá centralizar as informações digitalmente de todas as serventias mato-grossenses, sejam elas de Registro Civil das Pessoas Naturais, Registro Civil das Pessoas Jurídicas, Tabelionato de Protesto, Tabelionato de Notas, Registro de Títulos e Documentos e Registro de Imóveis.

Voltar para o topo

Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso

Rua Holanda, 47, Bairro Santa Rosa, Cuiabá-MT - CEP: 78040-225
Telefone: (65) 3644-8373 / (65) 3644-6213 / (65) 3023-4371 / (65) 8463-2948
FAX: (65) 3644-7634
Superintendente: (65) 8463-2950
E-mail: anoregmt@anoregmt.org.br, presidencia@anoregmt.org.br
Horário de atendimento: 08h às 17h

©2018 ANOREG/MT. Todos os direitos reservados

Voltar para o topo